O Sistema Glic

Karla Melo, PhD em endocrinologia pela FM-USP e portadora de diabetes tipo 1, avaliou em si o método de tratamento basal-bolus com múltiplas doses de insulina e apoio da contagem de nutrientes, controle da medicação e glicemias. Sua vida melhorou juntamente com seu controle glicêmico.

Fundadora do Núcleo de Excelência em Atendimento ao Diabético do HC-FMUSP, implementou o método no HC, com significativa melhora no controle glicêmico dos pacientes. A disseminação do esquema basal/bolus é dificultada pela necessidade de calcular os carboidratos, as doses de insulina e registrar estas informações diversas vezes ao dia.

Juntamente com seu esposo, Floro Dória, e um amigo de infância, Ricardo Pessoa, criaram a Quásar Telemedicina, com a missão de melhorar a vida do paciente diabético. Incubada no CIETEC em 2004 e graduada em 2008, a Quásar desenvolveu o Glic, solução que integra internet e celulares para automação de cálculos de carboidratos e doses de insulina e registro dos dados, minimizando as dificuldades.

O Glic foi testado em pesquisa clínica financiada pelo PIPE-FAPESP (1 e 2) e realizada no HC FMUSP tendo demonstrado resultado significativo na melhora do controle glicêmico e na qualidade de vida, além de grande aceitação pelos pacientes. Os resultados foram apresentados no 13º International Congress of Endocrinology 2008.

A partir de novembro de 2009, o Glic foi disponibilizado para médicos e seus pacientes. Em dezembro de 2011, com Pipe 3 da FAPESP, a Quásar iniciou o desenvolvimento da nova versão do sistema.

O novo Glic mantém o objetivo de facilitar o dia a dia do portador de diabetes. Funciona em smartphones (Androide e IPhone) e atende também às necessidades de portadores de outros tipos de diabetes em suas diversas fases terapêuticas, de pacientes em dietoterapia a pacientes em uso de antidiabéticos orais, com ou sem insulina(s). O Glic integra médicos, pacientes, nutricionistas e cuidadores em uma plataforma interativa e segura, trocando dados e mensagens que auxiliam a tomada de decisão correta para o tratamento.